O bebê nasceu e vocês já estão em casa. Além de dúvidas como passear com o bebê, receber visitas ou até mesmo quando sair de casa de fato, surge também o questionamento sobre o banho de sol em recém nascidos. Afinal eles ainda são necessários?
Neste conteúdo falaremos sobre este assunto e tudo o mais em torno dele
O que acontece se o bebê RN não tomar sol?
A questão do banho de sol existe por conta da vitamina D, que se desenvolve a partir do contato do sol com a pele e é indispensável para a formação óssea.
E quando esta se encontra em déficit, causa sérios problemas de saúde. Nas crianças pode causar raquitismos, o que significa um defeito de mineralização das cartilagens.
Esta vitamina é necessária nos bebês que acabam de nascer para absorver o cálcio e promover o crescimento dos ossos.
E pensando na precaução de todos estes males, já observou que grande parte, quase todos os recém nascidos saem da maternidade com a indicação em receita de uma vitamina D via oral?
Como e quando dar banho de sol em bebê RN?
Em vias normais o bebê pode tomar sol desde o primeiro dia de vida, entretanto há algumas indicações e modos de como isso deve ser feito.
Antes do sexto mês de vida, por exemplo, jamais deixe o bebê exposto diretamente ao sol. Até lá ele deve receber luz indiretamente, quando sentado ou deitado no carrinho de bebê, por exemplo.
Fique em um local à sombra, mantenha o bebê hidratado e/ou amamentando com roupas adequadas à estação.
Geralmente, é preciso evitar horários do pico da irradiação ultravioleta, como das 10h – 16h. E os melhores horários para aproveitar o banho de sol são 7h -10h ou após as 16h. E a exposição é de no máximo 10 minutos.
Após os seis meses de vida, você até pode usar protetor solar no bebê.
Circunstâncias em que o bebê apresenta icterícia (o bebê fica com a pele amarelada), muito comum entre os bebês, o banho de sol é bastante necessário e relevante. Visto que apenas a amamentação e a suplementação da vitamina D podem não ser suficientes para suprir as necessidades do bebê.
Pode ou não pode?
Na contramão de todas as orientações, há especialistas que defendem que para a ativação da vitamina D ser efetiva, a criança deve tomar sol diretamente na pele, cerca de 20 cm, sem que esteja passando por uma janela, por uma janela.
Há ainda aqueles que optam por alertar aos pais para os riscos que o sol pode trazer para o bebê em relação a possíveis efeitos no futuro relacionados ao câncer de pele, embora não haja ainda nenhuma comprovação científica.
A icterícia pode ser tratada em hospitais através da fototerapia (banho de luz), e a ativação da vitamina D, pode ser obtida através da exposição de 10 minutos apenas, duas vezes por semana, além da suplementação da vitamina D em gotas.
E agora?
Apesar de muitas mamães e papais ficarem confusos, a ideia principal é proteger a pele do bebê com roupas adequadas à estação e ainda criando uma barreira física para os raios ultravioletas.
Não se esquecendo que protetores solares só poderão ser utilizados quando o bebê tiver no mínimo seis meses de vida, e mesmo assim vale a indicação médica.
E a proteção, com roupas adequadas ou protetores solares são válidas para dias nublados, frios, já que os raios estão presentes também e podem atingir a pele do bebê.
Quais os benefícios do banho de sol em bebês?
Confira a lista a seguir e entenda porque seu bebê precisa do banho de sol. já que este proporciona:
- Um aumento da absorção de fósforo e cálcio.
- Reduz a predisposição do desenvolvimento de depressão
- um auxílio no crescimento saudável dos ossos e dentes
- a prevenção do raquitismo e retardo no crescimento e deformações ósseas.
- o aumento da imunidade
- a redução da bilirrubina (o que provoca icterícia)
- aumento no desenvolvimento cognitivo
- a redução da incidência de doenças cardiovasculares
- o aumento da produção de renina (previne diabetes)
A melhor solução
A melhor solução será obtida em conjunto com o médico pediatra do bebê concomitante com a sua rotina diária de vida em casa, visto que pode ser que o cuidador direto do bebê não seja você.
Portanto, converse, e decida pelo melhor caminho dentro da realidade de vida que você vive.