Temos visto ao longo dos anos muita empresa que terceiriza a Equipe de SEO. Entretanto, a Equipe de SEO deve estar alinhada com a Empresa. Do contrário, os resultados não serão muito satisfatórios.
O trabalho de SEO é super abrangente e exemplificando da maneira mais curta possível é o trabalho que irá rankear melhor o site, melhorará os acessos junto ao público alvo etc.
Contudo, se o departamento de Marketing, vendas e atendimento não estiverem alinhados cada um falará a sua língua. Quer alguns exemplos?
A equipe de SEO provará por A + B que quanto menor o tempo médio para um usuário conseguir abrir o site melhor para a empresa pois o Índice de Rejeição ficará menor, e quanto menor o índice de rejeição maior a probabilidade de converter o lead em cliente.
Entretanto, o departamento de marketing, vendas e atendimento provará por A +B que se a Empresa tiver muitos produtos ou serviços a oferecer e o site não estiver mostrando os diferenciais de cada produto ou serviço afim de diminuir o tempo de carregamento das páginas, os interessados não comprarão.
Juntando Expertise com Números.
O ideal é a Empresa ter alguém que estude muito Mídias Sociais, SEO, Google Adwords para fazer uma Ponte entre a Equipe terceirizada de SEO e a Empresa.
Se for uma pequena empresa a maioria das vezes o ” Eupresário” fará tudo sozinho e muitas vezes perderá tempo e dinheiro.
Todavia, mesmo que terceirize achando que tudo irá melhorar, muitas vezes investirá um valor alto sem muito retorno.
SEO x Google Adwords
A discussão é antiga e existem milhares de opiniões e divergências. Porém, ambas requerem tempo e dinheiro.
O Google Adwords talvez requeira menos planejamento de imediato, mas requer um investimento na hora. É colocar as campanhas no Ar e começar a pagar por cliques.
Já o SEO é muito a longo prazo e o investimento de tempo é enorme. E para quem não gosta de fazer Posts e trabalhar no SEO terá que contratar alguém e ou uma empresa.
A briga para ficar no topo do google tem sido cada vez mais acirrada
O Google por ser uma empresa bilionária sempre deixará nas 3 ou 4 primeiras opções os anunciantes do Google Adwords ( mídia paga). Depois virão as páginas com melhor desempenho na busca orgânica.
Sendo assim, o google adwords faz uma espécie de leilão onde quem pagar mais caro tem a preferência. Muitos especialistas dizem que não é bem assim, que o google valoriza primeiramente o site, depois o tipo de campanha, as palavras chaves etc.
Até faz sentido.. . mas se uma empresa estiver disposta a pagar bem mais por clique, ela terá vantagem.
Então da mesma forma que o Google Adwords é ” democrático”, ele também é injusto uma vez que sua Empresa pode anunciar há anos, mas se amanhã vier um novo concorrente no Google Adwords e cobrir a sua oferta, seu concorrente terá vantagem sobre você.
Investir em SEO + Google Adwords.
Boa parte das empresas fazem isso… Investe em SEO e também em Google Adwords. As estratégias são imensas e vão desde colocar as palavras chaves tanto no Adwords quanto no SEO para rankear melhor, para ser achado das 2 formas.
Troca-se horários de campanhas, fazem testes A,B , modificam perímetro da campanha, os dias, os horários, analisam conversões.
Verifica-se se o negócio é local como por exemplo um Ateliê de Costuras e Ajustes de roupas onde os clientes tem de ir até o local para Consertos e reformas de roupas
As vendas são feitas para pessoas e não para coisas.
Os analistas de métricas são muito práticos e os números analisados são fantásticos. Através dos números as ações são modificadas, outras são ampliadas por estarem dando super certo.
Ocorre porém, que o lado humano nunca poderá ficar de fora e muitas vezes os números são excelentes, as conversões são excelentes mas as vendas não vão para o mesmo caminho dos números.
Nessa hora os responsáveis da Empresa tem de analisar o preço cobrado, a localização da empresa( se for negócio físico), o atendimento presencial, entre outros diversos fatores.
Ter um site maravilhoso, super intuitivo, de rápido carregamento e converter as pessoas e elas ao chegarem no estabelecimento serem mal atendidas, o aspecto do ambiente for feio, não ter uma sincronia entre o Online(site) e o offline( local) fará com que as vendas sejam baixas.
Pior ainda… as pessoas se sentirão de certa forma até enganadas entre o que viram no site e o que presenciaram ao chegar no local.
Então é de extrema valia que o responsável pela empresa faça o Elo de Ligação entre Empresa de SEO e a Empresa contratada.
Analise os números de SEO e Adwords juntamente com o extrato financeiro da empresa, os extratos das máquinas de cartões Cielo, Rede e quais você tiver.
Se você pagar uma terceirizada, investir em adwords etc os números tem que bater. Do contrário, faça como você fazia antigamente ” na raça”.
Se quer investir em marketing, então que invista em quem valha a pena e os números finais terão de mostrar isso( números finais é o dinheiro que você empresário colocará no bolso ao final de cada mês).
Do contrário, o Google Adwords agradecerá seu investimento, a Equipe de SEO agradecerá seu Investimento e se bobear os Bancos irão agradecer os empréstimos que você vier a fazer pois o seu custo aumentará bastante, e se o seu lucro não acompanhar, é RUÍNA na certa.
Uma agencia de marketing pode ajudar a sua empresa a anunciar no Google e realizar serviços de SEO, o serviço de SEO ira ajudar o conteúdo do seu site ficar rankeado nas pesquisa do Google, porém SEO é um trabalho a longo prazo para o site subir posições, enquanto os anúncios do Google coloca seu site nas primeiras posições pagando um valor cada clique que recebe de determinada busca. Os valores podem variar de R$0,50 a R$30,00 dependendo do segmento, quanto mais lance maior o custo por clique.