Nicho de mercado. Quero ser um afiliado, mas sei por qual nicho começar.
Definir um nicho de mercado é um fator importante para quem pretende se posicionar bem no mercado de afiliados.
Veja nesse artigo como escolher o nicho ideal pra você começar.
Se você pretende começar a trabalhar em casa pela internet vendendo produtos como afiliado, saiba que definir um nicho de mercado principal para trabalhar será necessário caso você pretenda de posicionar de forma mais profissional.
Como assim?
Entenda o seguinte: Existem 2 maneiras básicas de você trabalhar.
- Se posicionando nesse mercado como autoridade dentro de um nicho.
- Apenas vendendo produtos no anonimato sem aparecer.
Qual a diferença entre as 2 opções?
Quando você decide que quer crescer dentro de um nicho e se tornar autoridade dentro dele, você precisa trabalhar na constante produção de conteúdo gratuito para a audiência que você pretende atingir.
Para isso será necessário que você já tenha decidido em qual nicho quer trabalhar para saber exatamente quem é a sua audiência.
Por exemplo: Imagine que você decida que quer trabalhar com produtos sobre artesanato porque você gosta desse universo de artesanato.
Atenção nessa sacada! “Você gosta desse universo de artesanato!”
A melhor maneira de escolher o nicho ideal para você é tendo alguma familiaridade, conhecimento ou paixão pelo que você quer fazer.
Se você gosta de artesanato, seria ótimo você pensar em crescer dentro desse nicho. Entende?
- Escolha um nicho de acordo com seu conhecimento nele, ou que pelo menos seja algo que você goste.
Isso facilitará muito na sua comunicação na hora de produzir conteúdo para sua audiência.
Sabendo que o seu nicho é sobre artesanato, agora você sabe que sua audiência principal são pessoas que também tem interesse em artesanato.
Agora tudo o que você produzir de conteúdo deverá ter uma comunicação voltada para essa audiência.
Mas por que eu preciso produzir conteúdo?
Nesse outro artigo sobre nichos de mercado você aprenderá mais sobre a importância da produção de conteúdo para sua audiência.
Mas entenda nesse primeiro momento que afiliados profissionais não devem focar na venda. Seu foco deve ser todo no processo.
A venda sempre será resultado de um processo bem feito. E digo mais.
O básico bem feito, funciona e dá muito resultado.
Produzir um bom conteúdo para sua audiência, algo que entregue valor e qualidade cria um relacionamento de proximidade e confiança.
E as pessoas compram muito mais de quem elas já conhecem e confiam. Isso é fato!
A grande maioria dos TOP afiliados que existem no mercado hoje, trabalham quase que exclusivamente em torno desse princípio de relacionamento com a audiência através da produção de conteúdo.
Eles sabem que fazendo isso, o seu volume de vendas tende a subir consideravelmente.
A outra maneira de você ingressar nesse mercado e ter resultados sem definir um nicho é usando basicamente a estratégia de anúncios.
Essa é uma parte bem simples e que também funciona muito bem.
Se por um lado você tem uma grande parcela de afiliados que trabalha criando conteúdo para construir uma audiência, por outro você também tem alguns afiliados que simplesmente vendem anunciando em plataformas com Google Ads e Facebook Ads.
No blog Núcleo Online de Sucesso você vai encontrar bastante conteúdo sobre marketing digital e como começar a anunciar em plataformas como o Google Ads.
Essa estratégia de anúncios é altamente recomendada. Basicamente você paga ao Google para que ele venda seus produtos.
Você deve estar pensando: Nossa! “Só preciso pagar ao Google pra que ele venda meus produtos e tudo resolvido!”
Calma que não é bem por aí!
O Google é com certeza a melhor ferramenta de vendas que existe, mas você precisa ter muita atenção em alguns pontos antes de pensar em colocar dinheiro nele.
Usar a ferramenta em si não é a parte difícil, o que vai de fato contribuir para os seus resultados com anúncios é o seu nível de conhecimento no público que você quer atingir.
O Google é uma máquina e não sabe quem é seu público ideal. Você precisará ensinar a ele quem são essas pessoas.
E é justamente nessa parte que muita gente acaba tomando prejuízo.
O principal problema que eu vejo em utilizar somente a estratégia de anúncios é que além de você precisar colocar dinheiro é como se você abrisse um negócio novo todos os dias.
Se anunciar, você vende, senão não vende!
Você acaba ficando muito limitado, trabalhando somente com anúncios. Mesmo que você tenha muito resultado.
O ideal é trabalhar as estratégias de anúncios combinadas com a produção de conteúdo.
Se você pensar de uma forma mais profissional você vai entender que trabalhar como afiliado é bem mais do somente pegar seus links de afiliado e fazer SPAM nas redes sociais.
Muitos afiliados acham que vender produtos na internet como afiliados é somente isso. Se cadastrar nos sites, pegar o links e ficar jogando pra todo lado.
Você precisa ter a mentalidade de criar uma estrutura que vai vender pra você todos os dias, mesmo quando você não puder anunciar no Google ou Facebook.
Sabendo disso você vai entender, que para sustentar bem essa estrutura, você precisa construir vários pilares.
Mesmo que um pare de funcionar (pare de anunciar), outros continuarão funcionando. (sua audiência continua comprando de você).
Mas eu entendo que muitas pessoas não são fãs da idéia de se expor a milhares ou milhões de pessoas.
E para construir uma audiência e crescer dentro de um nicho você inevitavelmente precisa fazer isso.
Você cria artigos como esse e coloca em um blog profissional, você cria um canal no youtube e põe vídeos com bons conteúdos, usa suas redes sociais para publicar apenas conteúdo relevante à sua audiência.
Dessa forma, sem que você perceba, já se tornou uma imagem pública conhecida e familiar para milhares de pessoas no mundo.
E isso é ótimo! Tornando-se conhecido e confiável você vende qualquer coisa pra quem você quiser.
Bom, falei da importância de ter um nicho de mercado definido e de como você pode trabalhar como afiliado tendo ou não um nicho definido.
Mas e agora? Depois de definido esse nicho eu tenho que ficar eternamente nele?
Não. Não é uma regra, mas não é recomendado que você fique misturando muita coisa.
Você pode sim, se posicionar em outros nichos. Mas o ideal é que eles ao menos tenham alguma concordância com seu nicho principal.
Como assim?
Se você começou a trabalhar com o nicho de emagrecimento, você não pode depois querer misturar um nicho de culinária onde ensina a fazer um monte de guloseimas que engordam.
Mas trabalhando no nicho de emagrecimento, você pode sim, juntar algum nicho de culinária voltado a marmita fit, nutrição para atletas, alimentação low carb.
Percebe a concordância?
Fazendo dessa forma você vai ganhando cada vez mais espaço no mercado sem entrar em nenhum tipo de conflito de interesses.
Espero que tenha gostado desse pequeno conteúdo! Compartilhe se você gostou e se quiser aprender muito mais sobre tudo isso que eu trouxe pra você hoje é só acessar Núcleo Online de Sucesso.
Até a próxima!
Compartilhe esse artigo com seus amigos e em suas redes sociais!