Você sabe como conservar os pneus do seu veículo? Saiba quais as dicas para aumentar a durabilidade dos pneus e evitar danos ao veículo.
Os pneus são uma parte vital do seu veículo. Eles são a única coisa entre seu carro e a estrada. Fique seguro e economize dinheiro também, garantindo que seus pneus sejam mantidos adequadamente.
Pneus bem conservados durarão mais, aumentarão a eficiência de combustível, melhorarão o desempenho de direção do seu veículo e, o mais importante, contribuirá para sua segurança geral na estrada.
Como conservar os pneus do seu veículo?
A seguir, as principais dicas para ajudar a conservar os pneus do seu veículo, principalmente, quando comprar um novo jogo, aproveitando as ofertas de pneus Michelin nas grandes lojas.
1. Mantenha os pneus calibrados adequadamente.
Para conservar os pneus, atente-se sempre em manter os pneus com a pressão certa. Pneus com pressão insuficiente ou excessiva podem não acelerar, frear ou virar corretamente. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês com os pneus frios, ou seja, antes de sair para um passeio. Provavelmente, você descobrirá que precisa fazer um ajuste.
Não sabe qual deve ser a pressão dos pneus? A placa de informações do veículo é um pequeno adesivo que lista a pressão adequada para os pneus dianteiros e traseiros. Muitas vezes, está localizado no lado do motorista, na porta dianteira ou traseira. Se você não conseguir encontrá-lo, consulte o manual do proprietário. Não confie no número encontrado na lateral de seus pneus porque essa é a pressão máxima dos pneus, não a pressão recomendada.
2. Faça o rodízio dos pneus regularmente.
Girar seus pneus prolongará sua vida útil e melhorará o desempenho, além disso, irá conservar os pneus por mais tempo. É recomendável fazer o rodízio dos pneus uma vez a cada 10.000 a 12.000 km ou seis meses.
3. Faça o alinhamento das rodas.
Todos os anos, ou cerca de 25.000 km, faça um alinhamento das rodas para conservar os pneus e evitar o desgaste irregular do piso. Impactos diários, como buracos e cruzamentos ferroviários, com o tempo, podem facilmente desregular os pneus do seu veículo.
4. Certifique-se de que seus pneus estejam balanceados
Ter pneus desbalanceados pode levar ao desgaste rápido e prematuro da banda de rodagem. Você deve ter seus pneus balanceados toda vez que trocar ou girar seus pneus ou quando instalar um novo conjunto de rodas.
5. Inspecione seus pneus com frequência
Ao verificar a pressão dos pneus, também inspecione visualmente os pneus e fiquem atentos a rachaduras ou protuberâncias, objetos alojados no pneu, furos e desgaste irregular do piso.
6. Não misture e combine pneus.
Embora possa parecer mais econômico substituir um ou dois pneus por vez, ter pneus incompatíveis pode levar a um desgaste rápido e irregular do piso ou até mesmo a problemas mecânicos.
Portanto, sempre que for realizar a troca de um pneu, opte por comprar um modelo da mesma marca que os demais.
7. Substitua os pneus quando necessário.
Preste muita atenção à banda de rodagem do pneu para indicação de quando substituir seus pneus. Os pneus são fabricados com barras de desgaste e quando a barra fica exposta, é hora de substituí-los.
Não sabe como verificar o desgaste do piso? Faça o teste da moeda. Insira uma moeda com a figura voltada para você na banda de rodagem do pneu. Se você puder ver o topo da cabeça da figura, o pneu está gasto e é hora de comprar um novo conjunto de rodas.
8. Certifique-se de que os pneus furados sejam reparados adequadamente.
Dependendo da gravidade do furo ou do tamanho do objeto estranho alojado em seu pneu, ele pode ser facilmente reparado. No entanto, ele precisa ser reparado adequadamente para conservar os pneus. Leve no mecânico de confiança.
9. Armazene os pneus sobressalentes da maneira correta.
Certifique-se de que os pneus estejam limpos, sem gasolina, graxa ou qualquer substância que possa deteriorar a borracha. Se você estiver armazenando seus pneus em ambientes fechados, certifique-se de que estejam em um local limpo, fresco e escuro, longe da luz solar direta ou de fontes de calor.
Se você estiver armazenando-os ao ar livre, certifique-se de que os pneus estejam levantados do chão e use uma cobertura impermeável com furos para evitar o acúmulo de umidade.
A manutenção adequada para conservar os pneus significa não ter que substituí-los com tanta frequência, mantendo você mais seguro nas estradas, além de economizar dinheiro.