Bateria de veículos elétricos: Como funciona?

Bateria de veículos elétricos: Como funciona?

No mercado automobilístico fala-se cada vez mais sobre a tecnologia relativa à bateria de veículos elétricos. Mas como eles funcionam e quais vantagens e desvantagens elas oferecem?

Os carros elétricos são cada vez mais populares nas grandes cidades e ao redor do mundo. Se até alguns anos atrás eram sinônimo de inovação exótica e também de certo bem-estar econômico, hoje estão sendo criados modelos com preços mais baixos e outras alternativas de veículos sustentáveis, por exemplo, a opção de comprar moto elétrica.

Quando se trata de mobilidade elétrica, no entanto, não se deve cometer o erro de confundir carros elétricos e híbridos como sinônimos. De fato, o segundo tipo de veículo (como o nome sugere) é alimentado tanto por baterias elétricas quanto por combustíveis tradicionais (gasolina, Diesel ou Etanol).

Bateria de veiculos eletricos

Dito isso, vejamos o que são e como funciona a bateria de veículos elétricos, enfatizando as inúmeras vantagens e desvantagens que as mesmas possuem:

Baterias de veículos elétricos: Como funcionam?

Para entender melhor os pontos fortes e fracos dos veículos elétricos, primeiro é necessário explicar qual é o mecanismo por trás desses veículos e como ele funciona, ou seja, a importância da bateria para veículos elétricos.

Uma bateria de carro elétrico é um dispositivo capaz de converter energia química em energia elétrica, que por sua vez gera força motriz para o veículo. Este processo é de natureza reversível, pelo que não requer um fornecimento constante de um tipo de combustível convencional, como no caso dos veículos tradicionais movidos a combustão.. 

Assim como as células de combustível encontradas em veículos movidos a combustão, as baterias encontradas em veículos elétricos são compostas por três elementos:

  • Anodo;
  • Catodo;
  • Eletrólito;

Ânodo

O primeiro elemento, o ânodo , é chamado de “transferente”, pois o elemento que o constitui gera um fluxo de elétrons. Pode ser composto por elementos de vários tipos. O principal deles é o lítio, que é o elemento químico central para a produção de veículos elétricos de nova geração. 

No passado, produziam-se baterias que exploravam elementos como o chumbo no ânodo, mas estes veículos apresentavam enormes desvantagens em termos de tempos de carregamento e autonomia. 

Cátodo

O cátodo, por sua vez, é chamado de “receptor”, pois o elemento que o compõe adquire o fluxo de elétrons provenientes do ânodo. No carro de íons de lítio, o cátodo é feito de carbono. 

Eletrólito

O terceiro elemento, o eletrólito, por outro lado, é uma substância que permite o trânsito do fluxo de elétrons do ânodo para o cátodo.

Normalmente o eletrólito está presente na forma líquida, mas nos últimos anos foram testados carros elétricos com eletrólito sólido , o que ajuda a aumentar a densidade de energia e, portanto, a autonomia do veículo elétrico.

Baterias de carros elétricos: vantagens e desvantagens

As baterias de carros elétricos têm vários pontos fortes, embora ainda estejam em discussão e haja algumas desvantagens em seu uso. Confira a seguir:

Vantagens da bateria para veículos elétricos

A primeira vantagem encontrada no uso de carros elétricos é obviamente representada pela redução das emissões de CO2 , uma vez que os carros elétricos não são movidos a combustíveis fósseis. 

Além disso, a mobilidade elétrica também permite combater outro tipo de poluição: o ruído. Na verdade, os carros elétricos não emitem ruídos que costumam ser comparados aos carros comuns. Em meio urbano, a poluição sonora é a segunda fonte de poluição mais difundida e nos últimos anos medidas cada vez mais duras têm sido tomadas em várias cidades com o objetivo de reduzir as fontes de poluição sonora.

Nas grandes cidades já se pode encontrar estações de carregamento para veículos elétricos, atestando que este tipo de veículo está se tornando cada vez mais popular. 

Portanto, o problema da impossibilidade de carregar seu veículo se estiver longe de sua casa não é um problema, desde que trafegue próximo a locais que tenham estação de carregamento para carros ou moto elétrica. 

As inúmeras vantagens proporcionadas para a aquisição deste tipo de veículo não devem ser subestimadas.

Desvantagens da bateria para veículos elétricos

O outro lado da moeda nos dá, antes de mais nada, a grande desvantagem ligada à autonomia dos veículos elétricos, que ainda é muito inferior à dos carros a diesel ou a gasolina. 

De fato, se deslocar-se pela cidade já não é um problema, se pretender fazer uma viagem muito longa na autoestrada corre o risco de ficar sem energia. Essa desvantagem provavelmente será superada nos próximos anos.

Os tempos de carregamento dos carros elétricos têm diminuído cada vez mais ao longo dos anos, mas ainda são elevados quando comparados, por exemplo, aos necessários para um carro a gasolina. 

Além disso, as baterias de lítio podem causar incêndios sob certas condições. Estes são eventos raros, mas um risco não pode ser excluído no caso de um impacto grave.

O descarte de baterias de lítio é outro ponto crítico, pois pode ser caro e pouco sustentável do ponto de vista ambiental. Sobre este último ponto, no entanto, deve-se ressaltar que nas economias mais desenvolvidas não existem sérios perigos ambientais representados pelo descarte de baterias de lítio. O problema está mais concentrado nas economias em desenvolvimento .

A última das grandes desvantagens das baterias elétricas diz respeito à temperatura externa . Quando cair abaixo de -10 ° C ou subir acima de 30-35 ° C, a bateria pode não funcionar descarregar mais rápido. Este aspecto representa um grande desafio para os fabricantes de veículos elétricos, considerando que os países com climas muito quentes, que são também os principais novos mercados para a mobilidade elétrica.

Em relação aos preços

O preço dos carros elétricos também é um ponto a ser levado em consideração, pois o veículo mais barato no Brasil custa em média R $135 mil. Mas com novas versões sendo lançadas no mercado, os preços podem ser mais acessíveis no futuro.

Apesar de haver algumas desvantagens sobre os veículos elétricos, essas estão sendo trabalhadas continuamente pelos fabricantes, a fim de oferecer o melhor serviço que um carro elétrico pode proporcionar ao condutor. Além disso, as vantagens dos carros movidos a energia elétrica superam os pontos fracos.