Enquanto optamos pela tecnologia 4G, os especialistas já trabalham na tecnologia 5G. Isso ofereceria mais velocidade da Internet no palma da nossa mão.
A tecnologia 4G está entre nós há um tempo relativamente curto, mais em nosso país. Embora o 4G seja pouco conhecido no Brasil, países como os Estados Unidos já estão trabalhando na tecnologia 5G , que recebe esse nome pela velocidade de conexão à Internet que oferecerá.
O que a tecnologia 5G oferece?
De um modo geral, a tecnologia 5G será mais rápida, economizará a vida da bateria em comparação com o 4G atual e será mais inteligente, o que permitirá a criação de novos dispositivos que aproveitam esse sinal.
Também, em média, oferecerá velocidades 40 vezes mais potentes que a velocidade atual em 4G, o que permitiria transmitir vídeos de 8K em formato 3D ou baixar um filme em 3D em cerca de 6 segundos, quando em 4G o tempo de download leva 6 minutos.
Embora isso pareça muito promissor, é importante observar que essas velocidades são feitas em ambientes controlados, como laboratórios, que no final podem não ser refletidos quando são liberados.
A Nokia menciona que é possível que a tecnologia 5G ofereça uma velocidade de 100 megabits por segundo, apenas quatro vezes maior que a 4G, mas ainda com uma velocidade de Internet melhor.
Da mesma forma, um recurso menos importante é a baixa taxa de latência, que se traduz em uma resposta mais rápida.
Não é tão simples quanto parece
Os testes atuais da tecnologia 5G usam frequências muito mais altas do que $ g: as redes atuais usam entre 700 e 3500 MHz, enquanto as redes 4G usam até 73.000 MHz.
Para operar essas redes, é necessário tornar as antenas mais próximas umas das outras em comparação com as redes telefônicas atuais, seria necessário ter uma antena entre pólos e pólos ou mesmo dentro de uma sala.
A implementação dessa tecnologia ainda está para ser vista, espera-se que, para os jogos olímpicos de inverno que ocorrerão na Coréia do Sul em 2018, experimente a tecnologia 5G e já em 2020, ocorra uma implantação maciça.
Por seu lado, a AT&T confirma que essa tecnologia começaria a aparecer nos Estados Unidos em 2018, no entanto, a Verizon, sua concorrência, considera ter sua rede 5G disponível em 2020.
Mais informações da Algar teste de velocidade