Sem dúvida, nesses dias de confinamento, a preocupação com as crianças em casa só cresce com o passar do tempo. Até porque, é impossível ficar 24 horas por dia com os olhos fixos nelas.
Por isso, é tão importante proteger as crianças de acidentes durante a quarentena tomando alguns cuidados simples, mas que vão garantir nossa tranquilidade nesses dias.
Vale saber que, a cada ano, vem sendo registrados no Brasil cerca de 15 mil acidentes domésticos com internação, envolvendo crianças, muitas vindo a óbito, o que é altamente preocupante.
Esses dados são do Ministério da Saúde, que servem como um alerta para os perigos nesses dias de confinamento em nossas casas.
Ou seja, ficar em casa nos protege do vírus, mas não nos livra de acidentes domésticos, muito pelo contrário, eles só tendem a crescer, o que significa que todo o cuidado é pouco na quarentena.
Assim, para nos prevenir de possíveis riscos e garantir uma maior segurança, é preciso tomar algumas atitudes, muito simples, mas que podem nos livrar de grandes aborrecimentos.
Como deixar a casa mais segura
Então, para evitar, ou minimizar, possíveis danos, nada como prevenir. Assim sendo, todos os cômodos da casa, cada cantinho, por menor que seja, devem ser cuidadosamente preparados.
Cozinha
Sem dúvida, a cozinha é um dos locais que mais guardam riscos para bebês e crianças, por isso, todo o cuidado é pouco com cada item.
Primeiramente, no caso de se usar botijão de gás, para garantir a segurança dos moradores da residência, e até da vizinhança, é fundamental que se saiba a procedência do produto, que só deve ser adquirido em uma distribuidora de gás de confiança, dessa forma, evitando riscos com produtos adulterados, que podem causar verdadeiras tragédias.
Dessa forma, o ideal é sempre, sendo GLP ou gás natural, manter as crianças longe de qualquer um deles, evitando riscos de qualquer espécie.
Ainda na cozinha, não só o gás oferece riscos, o próprio fogão pode causar inúmeros e sérios acidentes. Por isso, se certifique sempre de deixar as crianças o mais longe possível dele.
E sempre deixe as alças das panelas voltadas para o centro do eletrodoméstico, dessa forma, irá evitar possíveis esbarrões acidentais, e riscos de derrubar as panelas e causar queimaduras.
Muita atenção também com fósforos e isqueiros, os quais devem ficar em local alto ou fora do alcance das crianças.
Também se certifique de deixar vidros, cerâmicas, e qualquer objeto cortante, fora do alcance das crianças, assim como, produtos de limpeza e sacos plásticos.
Janelas e portas
Não é só a cozinha que oferece riscos, até mesmo quartos, salas e qualquer ambiente com janelas e portas de fácil alcance, que podem servir de grande curiosidade para as crianças e provocar perigosos acidentes.
Por isso, invista em tela ou grade de proteção. Lembrando que as grades devem ter distância pequena entre si, evitando que a criança consiga passar por elas, ou mesmo, que fique presa nelas.
E se certifique de deixar berço, cama, sofá e qualquer móvel, como cadeira, banco, todos afastados das janelas.
Berço seguro
O berço deve oferecer o máximo de segurança possível, com grades na distância correta e sem muitas almofadas e bichos de pelúcia, evitando riscos de sufocar.
Banheiro
No banheiro, procure manter o armário de medicamentos sempre trancado, e utensílios como tesouras, lâminas de barbear, secadores e pranchas para cabelo bem guardados.
Deixe sempre a tampa do vaso sanitário fechada.
Tomadas e eletrônicos
Se certifique de manter em todos os ambientes as tomadas cobertas, esse é um dos itens da casa que mais provocam acidentes. Por isso, todo cuidado é pouco com as tomadas.
Procure cobrir as que estiverem fora de uso com fita adesiva, já as que são utilizadas, podem receber protetores de tomada, enquanto não tiverem nenhum equipamento conectado a elas.
Deixe fios de eletrodomésticos e eletrônicos fora do alcance das crianças, de preferência, escondidos atrás dos móveis.
Quinas de móveis
Acredite, as vezes o perigo está onde você nem imaginava, como nas quinas de móveis, responsáveis por muitos acidentes e ferimentos. Por isso, sempre proteja as quinas dos móveis com feltro, dessa forma, evitando cortes e outros ferimentos. No mais, é aproveitar essas dicas e garantir mais segurança à sua família, livres de qualquer tipo de risco.