O mercado de Marketing Digital está sempre mudando. Uma estratégia que funcionava há poucos anos, pode já estar saturada hoje e não entregar os mesmos resultados. É preciso sempre estar se atualizando sobre as tendências para não ficar para trás.
Nesse artigo vamos te contar sobre as estratégias que são tendências para esse ano (2022). Continue acompanhando o nosso artigo para conhecê-las!
O formato de vídeos curtos e a rede social TikTok
O TikTok tem sido uma grande pedra no sapato para as redes sociais de Mark Zuckerberg. A rede social chinesa ultrapassou o Facebook em número de downloads, em agosto de 2021.
A popularidade do TikTok obrigou a concorrência, incluindo não só o Facebook, mas também o Youtube e Instagram a copiarem a rede chinesa colocando uma aba de vídeos curtos em seus aplicativos.
O TikTok já está em fase de monetização e uma pesquisa realizada pela Kantar já mostra que a rede chinesa é o meio de anúncios favoritos das empresas. O motivo é o baixo custo, com a menor concorrência entre anunciantes e os bons resultados de engajamento e venda.
Além de os anúncios estarem baratos, o engajamento orgânico da rede social chega a ser 4 vezes maior do que o do Instagram e a diferença aumenta ainda mais quando comparado com o Twitter.
Se você quer crescer no digital, ter uma presença forte no TikTok é uma boa estratégia.
O formato de vídeos
Não só o formato de vídeos curtos devem ganhar popularidade, como o de vídeos no geral. Um anúncio no formato de vídeo chama mais atenção do que o tradicional banner ou imagem estática.
Segundo um artigo sobre o assunto do site Interceptd, os usuários de redes sociais têm 27 vezes mais chances de clicar em um anúncio no formato de vídeos do que de banners. Além disso, anúncios de vídeos atraem 3 vezes mais comentários do que os anúncios de fotos.
Se você quer ter mais resultados, precisa inserir o formato de vídeos na sua estratégia de Marketing.
Email Marketing
Anunciar nas redes sociais está ficando mais caro e não necessariamente está trazendo mais resultados. Isso porque, os anúncios de redes sociais funcionam numa espécie de leilão, ou seja, quem pagar mais aparece primeiro.
Com os anúncios não dando o resultado esperado, as empresas estão buscando alternativas como a de anunciar no TikTok e investir em um canal tradicional, mas que ainda sim dá um bom retorno: Email Marketing.
O Retorno sobre Investimento em Email Marketing segundo artigo da Kinsta é de 42 vezes. Isso significa que em média a cada 1 dólar investidos em Email Marketing, você tem um retorno de 42 dólares. Nenhuma plataforma de anúncios consegue ter um retorno mais alto do que o de Email Marketing.
E o Email Marketing acaba sendo uma boa estratégia pois é útil em todas as etapas de um funil de vendas. Do Topo ao Fundo. Uma boa estratégia é usar o Email Marketing mais como conteúdo do que propaganda. Aliás, essa é a tendência nesse canal.
As pessoas estão cansadas de ficar recebendo spam. Se você quer ter sucesso com Email Marketing, precisa enviar não só propagandas, mas conteúdo que agregue valor.
Iscas Digitais Para Anunciar em Google ADS
Caso você não saiba, uma isca digital é nada mais do que uma ferramenta do Marketing Digital onde que para conseguir o e-mail das pessoas, você oferece algo em troca, como um e-book gratuito e até mesmo um convite para webinar.
A diferença das iscas digitais para as iscas digitais de alta conversão é que na segunda você faz o conteúdo pensando na pessoa que o consumiria e o divulgando buscando atingir essa pessoa. E a grande “sacada” é anunciar essas iscas digitais em plataformas de anúncios, como Google ADS e Facebook ADS, para captar possíveis leads e, com isso, conseguir trabalhar eles no funil de marketing.
O retorno da Isca Digital de Alta Conversão chega a ser 6 vezes melhor do que o de uma Isca Digital. Além de estudar melhor o público consumidor da Isca e o divulgar da maneira certa, é preciso usar o chamado “Copywriting Estratégico”, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que são utilizadas para fazer com que a pessoa tome uma ação. Inclusive, caso você utilize essas iscas digitais para anunciar no Google ADS, é interessante conhecer e fazer o melhor curso de google ads para afiliados.
Vale ressaltar que ainda é preciso ter atenção no design da Isca, tendo um padrão que transmita profissionalidade. Outro ponto bem importante é oferecer apenas conteúdo original, não usando Iscas de terceiros.
Marketing de Experiência
A tese dessa estratégia é que está cada vez mais difícil conseguir conquistar a atenção das pessoas. Então, caso você queira ter sucesso no Marketing Digital, é preciso não só inovar, como entregar uma experiência.
Uma habilidade muito importante para que você consiga colocar essa estratégia em prática é a capacidade de contar histórias que prendam as pessoas, chamada de Storytelling. Aprenda a conquistar a atenção das pessoas e consequentemente poder vender para elas e tenha bons resultados.