Quando Adriano Luz fundou a Sexy it Sexshop no ano passado, ele começou a adicionar itens mais contemporâneos à loja que é online mas tem sua loja física na cidade de Ribeirão Preto – SP.
Mas com apenas 70 metros quadrados, ele lutou para descobrir onde colocar sua crescente linha de móveis, luminárias e acessórios. Sua solução: criar seções dentro da loja e organizar os móveis da maneira que os clientes imaginam em casa, usando estantes baixas e biombos como divisórias.
Como Adriano descobriu, tirar o máximo proveito de uma pequena loja de varejo significa ser estratégico sobre como projetar o espaço e organizar sua mercadoria. Aqui estão sete outras maneiras simples e acessíveis de maximizar um pequeno espaço de varejo:
1. Pinte uma parede de realce
Pintar uma parede com uma cor ousada é uma maneira econômica e eficaz de não apenas apimentar o espaço, mas também torná-lo maior. Uma parede de cores fortes cria a ilusão de recuar no espaço, diz Daniela Davini, a decoradora responsável pelo projeto da Webtrends e da Sexy it, especialista em design de interiores.
Colocar tecido ou papel de parede com estampas coloridas em uma de suas paredes é outra maneira de obter o mesmo efeito, enquanto adiciona texturas e padrões atraentes à sua loja.
2. Crie efeitos semelhantes a janelas
As janelas podem abrir um pequeno espaço e fazer com que pareça maior. Na Sexy it, uma decoração vintage e loja de acessórios. A projetista abriu espaços de janela nas paredes que separam duas pequenas salas para criar uma sensação mais arejada.
Em outra sala, a co-proprietária Marlene Sande colocou painéis de linho branco em toda a parede, criando a ilusão de janelas. Pendurar cortinas em espelhos altos e estreitos é outra maneira de criar um efeito de janela, diz Daniela. “Isso dá a ilusão de mais luz e movimento em um espaço pequeno.”
3. Pense verticalmente
Exibir itens em vários níveis maximiza o espaço e é visualmente atraente para os clientes. Pendurar prateleiras em níveis diferentes é a maneira mais fácil de conseguir esse efeito. Você também pode montar cortinas e outros itens do teto ao chão para chamar a atenção e criar a sensação de um espaço maior, diz Daniela.
4. Evite uma aparência desordenada
Owen conseguiu adicionar mais mercadorias, mas evitou um visual desordenado usando cores neutras, como marfim e cinza para móveis e itens maiores. Ela então acentuou o espaço com itens menores de cores vivas, como vasos e travesseiros. Ela também se certifica de não amontoar suas mercadorias muito próximas umas das outras. “Tentamos torná-lo elegante e dar-lhe algum espaço”, diz ela.
5. Vá além das prateleiras
As estantes podem ser uma maneira muito eficaz de aproveitar ao máximo o espaço da parede, mas você também pode encontrar maneiras mais criativas e que economizam espaço para expor produtos.
Em vez de uma grande caixa de chão para jóias e outros itens pequenos, Langdon recomenda comprar uma pintura antiga em uma moldura ornamentada e esticar a tela de linho para criar um quadro de cortiça gigante para fixar os produtos.
6. Use estantes de livros abertas como divisórias
Separar áreas de uma pequena loja é um desafio, mas estantes altas e abertas podem ser uma maneira eficaz de dividir o espaço, bem como exibir produtos e criar uma sensação arejada. As estantes abertas também são flexíveis, permitindo que você altere o layout e a mercadoria com facilidade.
7. Ilumine seu espaço de maneiras diferentes
A iluminação é importante em qualquer loja de varejo, mas é especialmente crítica em locais apertados. Se um canto da sua loja não estiver bem iluminado, a metragem quadrada estará praticamente perdida, diz Daniela.
Ela recomenda o uso de uma combinação de luzes de trilho, lâmpadas, arandelas e luzes de imagem. Essa mistura não apenas garantirá que todo o seu espaço seja bem iluminado, mas também adicionará elegância e variedade. “As luzes das fotos são incríveis. Elas dão um brilho maravilhoso”, diz ela. “Pense em termos de camadas de luz.”