O Linux possui ótimas opções para quem quer assistir vídeos, também reproduzir vídeos em DVD ou Blu-Rays. Aliás, esta é uma característica do mundo open source, onde existem diversas distribuições de programas totalmente gratuitos e abertos.
Por isso, nós da Teste 3, selecionamos algumas opções interessantes para que você possa assistir livremente seus vídeos utilizando o sistema operacional Linux.
Caso você queira aprender mais sobre a parte técnica como a criação de sistemas do zero, sugerimos o site Curso PHP do Zero ao Profissional.
O que é Linux?
Linux é um sistema operacional que possibilita a execução de programas em um computador e também em diversos outros dispositivos, como smartphones.
O diferencial do sistema Linux é que ele pode ser livremente alterado e também distribuído. Algumas distribuições do Linux são:
- Ubuntu – Uma das distribuições Linux mais conhecidas no mundo, é uma das mais indicadas para usuários iniciantes.
- Linux Mint – Ganhou muita popularidade devido a sua interface. É uma distribuição recomendada para quem é usuário do Microsoft Windows.
- Debian – É reconhecido pela estabilidade no sistema e diversos softwares compatíveis com o sistema operacional. Um detalhe importante para a distribuição Debian é o avançado teste de software que é realizado antes de uma nova versão da distribuição. É recomendada para servidores quanto para usuários mais experientes.
Os quatro melhores players de vídeo no Linux
Agora, nós vamos ver os players de vídeo mais indicados para todos os tipos de usuário.
Miro
Miro é uma opção ótima para reprodução de vídeos. Possui uma interface interessante e também provê recursos avançados para reprodução de vídeos no Linux.
Também converte arquivos de diversos formatos e pode até baixar vídeos no formato torrent. Sem dúvida, é um players completo.
VLC
Sem dúvida, este é um verdadeiro clássico. Disponível em diversos sistemas operacionais, o reprodutor de vídeo possui todos os requisitos para ser uma excelente opção para Linux.
Além disso, o programa possui atalhos do teclado, pode adicionar legendas e ainda oferece configurações extras para tornar encantador.
GNOME
O Gnome vem com diversas distribuições Linux. Trata-se de um player funcional e simples.
Você tem uma interface minimalista e eficiente. Além disso, todas as opções e ícones são realmente intuitos, o que facilita (e muito) no uso da ferramenta por iniciantes. Altamente recomendado para este público.
SMPlayer
Este player é uma interface gráfica rica de outro aplicativo chamado MPlayer. Sua interface é excelente e também aprensenta recursos extras.
Possui suporte para legendas e teclas de atalho eficientes.
Conclusão
Este artigo visa mostrar ao leitor as quatro melhores opções de players de vídeo em ambientes Linux.
O Linux conta com uma comunidade verdadeiramente entusiasta, e portanto, diversos players são lançados, o que pode causar uma certa dificuldade em usuários mais novos no sistema operacional.
Esperamos que você tenha gostado do artigo. Se gostou, deixe um comentário abaixo e compartilhe este artigo para que mais pessoas possam conhecer esses players incríveis.