Você se lembra em 2012, quando Mark Zuckerberg comprou o Instagram por US$ 1 bilhão? Foi uma aposta. No momento da aquisição, a plataforma estava avaliada pela metade do preço de compra, tinha 30 milhões de usuários e não estava gerando receita. Seis anos após a aquisição, pesquisas estimam que o Instagram tem valor superior a 100 vezes o inicial.
Hoje, a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo com diversos dados demográficos, comportamentos, interesses e hábitos, tornando-se um território privilegiado para publicidade direcionada.
A publicidade no Instagram é um processo fascinante que envolve competição, cálculo, capital e estratégia. Vamos discutir como esses fatores influenciam os custos, para que você possa decidir como implementar a publicidade do Instagram em seu orçamento geral gasto este ano e saber realmente o valor de um anúncio no Instagram.
O custo dos anúncios do Instagram oscila entre R$ 1,15 a R$ 11,50, em média. Dito isso, os custos tendem a variar com base em uma variedade de fatores, como setor, localização e posicionamento do anúncio. Os setores demográficos e mais competitivos geralmente têm custos de publicidade mais altos. Em alguns casos, os anúncios do
Anunciar de forma correta
Anunciar no Instagram pode ser uma forma precisa e eficaz de alcançar os clientes em potencial e certos, em vários estágios da jornada de seus compradores. Se bem feito, sua empresa pode alavancar a plataforma para gerar interesse em seus produtos ou serviços e transformar usuários em clientes. Aí podemos perceber a importância de como anunciar no Instagram de maneira correta.
Mas, como você deve abordar a colocação de anúncios na plataforma? Qual deve ser o seu orçamento ? E quem você deve almejar?
Você precisará responder a essas perguntas antes de lançar sua campanha. Mas antes de abordar qualquer um deles, você deve entender como a plataforma calcula os custos de publicidade.
Como os custos de anúncios do Instagram são determinados?
Anúncios no Instagram são comprados em um sistema de licitação que, em última instância, dita seus preços. Um anunciante começa estabelecendo seu orçamento de campanha e enviando um lance.
Os orçamentos são exatamente o que parecem, a quantia total de dinheiro que uma empresa está disposta a alocar para uma campanha inteira. Um orçamento é estruturado diariamente ou pelo custo total do ciclo de vida de uma campanha.
Os lances são a quantia máxima de dinheiro que uma empresa está disposta a gastar em cada usuário que conclui o objetivo do anúncio. Esse objetivo pode incluir qualquer coisa, desde assistir a um vídeo até clicar no link de um site e fazer download de um aplicativo móvel.
Em última análise, os objetivos sempre giram em torno de melhorar o conhecimento da marca, impulsionar a consideração ou converter leads em potencial.
Em um leilão, o Instagram determina qual anúncio criará mais valor para seus usuários e seleciona um vencedor com base nisso. Esse valor é estabelecido por três fatores principais:
O valor do lance do anunciante
A probabilidade de um usuário concluir a ação específica para a qual o anúncio foi otimizado, também conhecido como taxas de ação estimadas
A probabilidade de um usuário estar interessado no próprio anúncio, também conhecido como qualidade e relevância do anúncio
Como vencedor, você pode colocar seu anúncio no espaço pelo qual seus concorrentes estavam disputando. Você é cobrado com base no custo por clique (CPC) e seus anúncios permanecem ativos até que o orçamento se esgote. Durante a campanha, você pode acompanhar o desempenho da campanha usando uma ferramenta de análise.
A quantidade de dinheiro necessária para vencer o leilão dependerá dos dados demográficos que você está almejando, das restrições de tempo e do posicionamento estratégico no aplicativo. Mais sobre isso na seção seguinte.
O que pode fazer os custos dos anúncios do Instagram variarem?
Faixa etária
Não é nenhum segredo que muitas gerações se envolveram com seus anúncios de maneiras completamente diferentes.
Uma marca de roupas que vende calças cáqui e camisas de golfe provavelmente terá um desempenho melhor com clientes maduros assistindo aos vídeos do que com garotos de 13 anos lendo os memes do Bob Esponja.
Além disso, usuários em diferentes faixas etárias têm comportamentos online variados, com alguns passando muito mais tempo do que outros nas redes sociais. Isso significa que certas faixas etárias serão mais lucrativas e, por sua vez, mais competitivas para a colocação de anúncios no Instagram.
Prazo
Os preços dos anúncios no Instagram variam com base na hora do dia, dia da semana e época do ano.
Ao postar na linha do tempo ou nas histórias, as marcas levam em consideração os dias e os horários, pois isso tem impacto no desempenho do conteúdo. Sem surpresa, os preços de publicidade também consideram a atividade do usuário e os preços flutuam com base nisso.
O custo por clique também pode mudar com o passar do ano
Com cada estação, surgem diferentes hábitos de consumo, juntamente com a ascensão e queda da popularidade de certas marcas. Por exemplo, as empresas de ar condicionado provavelmente atraem mais interesse nos meses de verão do que no auge do inverno.
Na mesma linha, pode custar mais anunciar nas semanas que antecedem o Natal e a Black Friday, em comparação com outras semanas do ano.
Os interesses e hábitos do consumidor mudam com as estações e os custos dos anúncios no Instagram normalmente acompanham.
Em última análise, pagar preços justos para alcançar os usuários-alvo exige algum conhecimento. Não há uma resposta definitiva para quanto custam os anúncios do Instagram, já que vários elementos desempenham um papel.
Portanto, embora você nunca saiba exatamente quanto custarão seus anúncios no Instagram, você deve compreender os fatores que podem moldar a maneira como você anuncia e constrói sua estratégia de publicidade em torno deles.