Você é fascinado por jogar e entende tudo da área de jogos digitais? Então o seu caminho profissional pode ser a faculdade de jogos digitais. Há muito tempo que o videogame não é mais um item somente de lazer e entretenimento, ele passou a ser também uma grande oportunidade profissional.
Com um maior número de pessoas jogando, de todas as idades e sexo, um mercado foi criado e consequentemente uma demanda. E aí que entra o profissional da área de jogos digitais, pois é ele que irá realizar diversas atividades para deixar os games ainda mais atraentes. Ele é responsável por criar as regras do jogo, os personagens, cenários e animações.
E claro, hoje os jogos não estão apenas nos tradicionais consoles. A criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos também serve para computadores, celulares, tablets.
Durante o curso, o estudante de jogos digitais conhecerá todas as etapas de criação de um jogo, como escolha do tema, elaboração do roteiro, desenho dos personagens, animação, programação e finalização.
Como principais disciplinas do curso, o aluno irá se deparar com desenho e técnicas de ilustração, introdução ao game design, programação para games, roteirização dos jogos, game engine, storyboard e linguagem audiovisual e desenvolvimento de jogos para web.
As possibilidades de atividades para o profissional de jogos digitais são amplas. Além de poder atuar diretamente com jogos pensados para videogame e similares, o jogo digital é bastante requisitado para fins educativos, para o treinamento de funcionários e para ações de comunicação e marketing.
Devido ao crescimento da área, as oportunidades também aumentaram nos últimos anos. O profissional poderá atuar em produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
A carreira do profissional de jogos digitais
Muito se fala do perfil e da personalidade de cada pessoa e a relação disso com o curso escolhido. Na área de jogos digitais não é diferente.
Primeiramente, quem deseja seguir na carreira de Jogos Digitais deve gostar de tecnologia e ter alguma afinidade com linguagens de programação e deve saber se comunicar.
A criação de um jogo geralmente envolve muita gente. Então, saber trabalhar em equipe é fundamental. Em razão disso, o profissional deve ter boa capacidade de comunicação. Durante a execução de uma atividade, é necessário explicar questões técnicas do trabalho que desenvolve para os outros membros da equipe para que tudo saía bem.
Assim como em várias profissões, o profissional da área de jogos digitais deve estar antenado com relação às novas tecnologias. Acompanhar a evolução do mercado é crucial.
Mercado em crescimento
O mercado de jogos digitais não para de crescer. A Newzoo estuda os dados do mercado de jogos digitais no mundo e apontou que o Brasil possui mais de 75 milhões de jogadores que colocam em movimento cerca de US$1,5 bilhão anualmente.
No ranking mundial, a pesquisa aponta que o Brasil é o 13º maior mercado e lidera entre os latino-americanos.
A principal razão para esse crescimento é o aumento das alternativas de disponibilização dos jogos.
Conforme o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (IBJD), o número de desenvolvedoras de jogos cresceu 164% de 2014 até 2018, saindo de 142 para 375. Essas companhias empregam 2,7 mil pessoas, uma alta de 144% em relação a 2014.
Em outro levantamento, dessa vez projetando o futuro, o mercado de games no Brasil deve crescer em torno de 5,3% até 2022. O resultado foi apresentado pela 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC.
Segundo a PwC, somente com jogos de celulares o faturamento mundial em 2022 chegará a US$ 878 milhões em 2022. O faturamento estimado para o mercado nacional de jogos digitais deverá ser de US$1,756 bilhão.
Diferencial para conseguir emplacar
Como vimos, o mercado de jogos digitais está em amplo crescimento. Além disso, a expectativa é que ele siga evoluindo, trazendo uma maior movimentação na economia, impulsionando faturamentos e lucros e gerando mais postos de trabalho.
Mas é claro que com o aumento da demanda também crescerá a competitividade. E para se destacar nesse cenário é válido adquirir noções e conhecimentos de marketing.
Os maiores desafios para as empresas nacionais e internacionais nos próximos anos será o de se promover e o de distribuir os jogos. Pois, a partir do momento em que novos estúdios e publicadores lançam títulos, conseguir visibilidade e se diferenciar fica mais complicado.
É por isso que os novos desenvolvedores, enxergando essa necessidade do mercado, precisam se especializar cada vez mais em marketing e monetização.
Com essa estratégia em mãos e mantendo bons níveis de qualidade e inovação, os novos programadores de jogos digitais chegarão ao mercado de trabalho preparados para enfrentar os desafios da área.
Depois de conhecer um pouco mais sobre a profissão e o mercado de trabalho, o que falta para você começar o curso de jogos digitais?