Fazer mais com menos é o sonho de todo empreendedor, especialmente aqueles que possuem pequenos negócios. A publicidade sempre pareceu um sonho bem distante para quem tem menos recursos, mas, a partir da última década, empresas menores passaram a explorar novos horizontes para conquistar clientes – e o melhor, sem precisar quebrar o caixa do negócio.
Mas, como isso funciona, na prática, e quais as vantagens de investir no marketing digital?
O alcance de Marketing Digital para pequenos negócios está conquistando cada vez mais adeptos, fomentando a competitividade do mercado e favorecendo aqueles que possuem empresas de pequeno porte e menos recursos.
O que é o Marketing Digital?
É a aplicação do Marketing no ambiente digital. Existem várias descrições para o que é Marketing, e um conceito que define bem esse termo é “a arte de conectar e encantar clientes a uma marca e empresa”.
O objetivo final do Marketing é gerar vendas e lucro. Mas, diferentemente da publicidade, que promove um determinado produto ou serviço, o Marketing vai além. Claro, essa disciplina também engloba a propaganda, mas esse é apenas um braço do Marketing Digital.
Ambos buscam vender. Porém, a propaganda é parte do Marketing, e não o contrário. Você pode até criar anúncios e publicidade sem um trabalho de posicionamento. Isso gera resultados a curto prazo? Sim, mas mesmo uma sucessão de acertos pelo acaso pode culminar em resultados negativos. É isso que poucos têm coragem de dizer a respeito do Marketing Digital.
A verdade sobre o Marketing para Pequenos Negócios
O Marketing te ajuda a compreender:
- Os porquês do seu trabalho;
- Para quem você presta serviços ou vende produtos;
- Quem concorre com você;
- As limitações e oportunidades para sua atuação.
No ambiente digital, tudo isso é aplicado e maximizado, explorando novas oportunidades e ferramentas.
Todo aquele papo básico e repetitivo que você lê em dicas de conteúdo e estratégias são reais. Mas, é preciso ir além disso!
Se você já ouviu falar em gatilhos mentais, marketing de conteúdo, anúncios patrocinados e landing pages, deve ter alguma noção básica do assunto. Porém, essa é uma conversa muito comum e rasa a respeito do assunto. Quem deseja explorar todo o potencial do Marketing Digital precisa compreender o seu impacto dentro do negócio.
Veja, o Marketing busca otimizar uma série de processos dentro de uma empresa. Aborda desde o relacionamento com o cliente, o posicionamento da marca no mercado até as vendas em si. Isso é possível MESMO para pequenas empresas, e vou explicar o porquê a seguir.
Toda a comunicação da empresa precisa ser adaptada. Quando os negócios são menores, esse trabalho possui uma complexidade menor, se compararmos com grandes organizações. O processo de adaptação é menos traumático, também. Por conter menos funcionários, a empresa pode facilmente adequar seu departamento de vendas (se tiver um) e demais setores que lidam com os clientes, uniformizando a comunicação e transmitindo a ideia certa sobre a marca.
Quais são as vantagens do Marketing Digital?
Posicionamento
O Marketing Digital permite organizar a presença digital da marca e corrigir o posicionamento dela no ambiente digital.
Alcance ampliado
Pequenos negócios têm, por padrão, um alcance limitado para suas estratégias de divulgação e vendas. Com o Marketing Digital, esse alcance é ampliado de forma considerável, podendo englobar todas as capacidades do negócio. Uma loja pode, por exemplo, passar a entregar produtos fora da sua área de operação, expandindo seu alcance para outras cidades e até estados.
Crescimento impulsionado
É possível crescer. Enquanto os negócios locais dependem do boca a boca para conseguir clientes, com o Marketing Digital, mais pessoas podem ficar sabendo da sua empresa, o que permite conseguir mais clientes. Se a sua prestação de serviços ou comercialização não for limitada ao atendimento presencial, é possível ir além e vender também pela internet.
Publicidade mais barata
Os custos são reduzidos. Se compararmos com a publicidade na televisão, no rádio ou em jornais e revistas, o Marketing Digital custa muito menos e traz mais resultados.
Muito mais assertividade
Enquanto o empreendedor não possui controle sobre o público-alvo das mídias tradicionais, no ambiente digital, pode definir a segmentação de acordo com o seu público-alvo e perfil de cliente ideal.
Integração com estratégias offline
O Marketing Digital combina muito bem com estratégias offline. Você pode manter várias das suas técnicas, desde que a comunicação esteja alinhada com o que vai para a web.
Resultados a curto, médio e longo prazo
Enquanto o Marketing de Conteúdo oferece resultados a longo prazo, é possível trabalhar estratégias paralelas com campanhas patrocinadas e anúncios, que seguem o padrão da sua marca e visam alcançar clientes com maior urgência.
Por que trabalhar Marketing Digital para os pequenos negócios?
Porque a concorrência é desleal. Ela bate forte e está em todo lugar. O concorrente aproveita toda oportunidade que você perde, e se você quiser alavancar seus negócios, precisa explorar suas oportunidades e as fraquezas de quem está no mercado.
Não se trata de criar inimizades ou ver outros negócios e empreendedores como oponentes, mas sim entender que o mundo empresarial funciona como uma dança onde a música muda constantemente. Quem sabe se adaptar, fica na pista. Quem não consegue, perde espaço e dinheiro.
O Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo são ferramentas poderosas para pequenos negócios, que ganham a chance para demonstrar sua autoridade e expertise em determinado assunto, seja na venda de produtos para um público específico ou na prestação de serviços.
No seu blog e redes sociais, são trabalhados temas para aumentar o tráfego e garantir um bom posicionamento. Em paralelo, podemos criar anúncios para divulgar ofertas exclusivas, lançamentos e muito mais, angariando um número de pessoas interessadas para seu time de vendas (ou mesmo você) abordar e tomar decisões certeiras.
Uma agência de prestação de serviços de Marketing, como a Exxacta, oferece a orientação que você precisa para identificar o seu espaço no mercado. Fornecemos todo o apoio para o negócio adotar as melhores práticas de relacionamento com o cliente, de precificação a promoção de produtos e serviços até o pós-venda.
Desde como abordar uma oportunidade que não está pronta para comprar de você até a forma correta de enviar um e-mail com uma proposta. Com a Exxacta, está tudo conectado.
Quais empresas trabalham Marketing Digital para pequenos negócios?
- Empresas de serviços;
- Pequenos prestadores de serviços;
- Comércios locais;
- e-Commerce;
- Supermercados;
- Agências de Marketing (claro);
- Editoras pequenas;
- E muito mais!
O Marketing Digital é muito democrático. Qualquer segmento com presença digital pode investir nele a fim de obter resultados. Conheça nosso trabalho e saiba como a Exxacta pode colaborar para o crescimento da sua empresa.